Você sente vergonha de ir na academia?

vergonha de ir na academia

Você já sentiu ou sente vergonha de ir na academia por achar que lá só tem gente forte?

E que elas vão rir ou te julgar por você não está em forma? 

Vergonha de ir correr na rua por achar que lá só tem corredor profissional? 

Se a resposta for sim, você não está só.

Se a sua resposta for não, continua aqui comigo que você vai entender a dor dessas pessoas.

Esse tipo de relato não é incomum. Já ouvi de pessoas próximas e outras nem tão próximas assim.

“Tenho vergonha de ir na academia, pois vão rir de mim já que estou fora de forma.”

“Tenho vergonha de ir correr na rua, no parque, pois não tenho muito fôlego, não consigo correr nem 200 metros e estou fora de forma, as pessoas vão ficar me olhando e rindo de mim.”

Quem sente vergonha de ir na academia acha que lá só tem pessoas fortes, e ela por estar fora de forma, será alvo de olhares, julgamentos e piadas.

Isso pode ser uma crença, um medo que geralmente está na própria pessoa, e talvez expresse muito mais sobre como ela vê o próprio corpo.

Vergonha de vestir roupas de treino, de suar muito ou de errar o movimento de um exercício na frente dos outros, enfim, as razões às vezes são mais profundas e precisaria de um outro artigo para discutir somente esses motivos.

A vergonha acontece também com quem quer ir correr na rua.

A pessoa tem vontade de correr, quer emagrecer, quer melhorar a disposição, a capacidade aeróbica ou melhorar a saúde no geral.

Ela está decidida a correr, mas aí aparecem os fantasmas da própria mente.

E ela começa achar que não tem disposição suficiente, está fora de forma e vai cansar rápido, vai correr pouco, e terá que caminhar uma parte.

Aí as pessoas que estão correndo vão dá risada, pois ela está fora de forma, não consegue correr. E que será um alvo de piadas.

No Crossfit a mesma coisa, já ouvi pessoas me dizendo que acham muito interessante, mas que elas não têm como iniciar, pois estão fora de forma e não aguentariam o treino, já que todos que fazem já são “super fortes”.

Eu já ouvi tudo isso. Várias vezes inclusive.

E se você se identificou, vou te dizer, é bem provável que esses julgamentos existam apenas em sua cabeça.

Obviamente que existem pessoas preconceituosas, em qualquer lugar, que é capaz de fazer piada com o corpo do outro, talvez você já tenha sofrido com isso e não queira passar pela mesma experiência novamente, mas não vamos entrar nesse assunto aqui.

A pessoa que está correndo na rua está lá por vários motivos, e te garanto que rir e julgar que você não aguenta correr e está fora de forma, não é um desses motivos.

Na rua existem pessoas de todo nível, procurando correr melhor, emagrecer, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, ser mais saudável, ela não está preocupada com você.

Na academia é a mesma coisa, quem está lá, quer ganhar músculo, quer emagrecer, quer ter maior qualidade de vida, ninguém está preocupado com você, se você levanta mais peso ou menos, se está ou não em forma.

E no Crossfit, a mesma coisa ou seja lá qual for a atividade.

E dependendo da atividade, as pessoas ao seu redor querem te ver superando seus limites, principalmente os treinos que são feitos em grupo.

Você quer emagrecer? Você quer ter um melhor condicionamento, uma melhor qualidade de vida?

É correr que você gosta? Vai correr. É de academia que você gosta? Vai para academia. É andar de bike que você gosta? Vai andar de bike. Ou experimentar uma modalidade nova? Vai experimentar.

E outra, você só vai conseguir melhorar seu condicionamento, conseguir correr, entrar em forma ou conseguir emagrecer, se você for.

Não adianta você esperar que um milagre aconteça enquanto você estiver dormindo, e no dia seguinte, você acorde em forma e super bem condicionado para poder começar, a ordem dos fatores não é essa.

Outras relatos que são muito comuns e não fazem nenhum sentido:

“Eu vou emagrecer primeiro e depois eu começo na academia.”

“Quando eu emagrecer eu começo correr.”

Esperar emagrecer para depois começar a atividade não faz nenhum sentido. Milagres não acontecem.

Como você acha que as pessoas que estão na academia/ correndo entraram em forma? 

Com certeza não foi antes de começar a ir.

Associar um bom treino, uma boa alimentação é que irá contribuir para o seu emagrecimento, melhorar seu condicionamento e sua saúde.

Deixar de se exercitar com medo de passar vergonha, com medo do julgamento alheio vai te impedir de emagrecer, não caia nessa.

Já disse aqui, se comparar com os outros vai acabar com seu processo de emagrecimento.

Você entra na academia hoje, você não pode nem deve se comparar com ninguém, muito menos com a pessoa que treina há 5 anos. E nem achar que ela vai rir de você.

Se compare com você mesmo. Se essa semana você conseguir correr 100 metros, tente correr 150 metros da próxima vez, e assim você vai aumentando.

Não tenha vergonha de começar, só porque está fora de forma. 

Absolutamente todo mundo que já treina hoje, começou do zero um dia.

Todo mundo que emagreceu, já esteve fora de forma.

Quem corre 5 km hoje, um dia não conseguia nem correr 1km.

Quem levanta peso, um dia não conseguia levantar 10% daquilo que levanta hoje.

Sei que não será fácil, mas inicie, só inicie. Deixe de lado a crença de que as pessoas estão te julgando ou algo do tipo. Só comece, vai com vergonha mesmo.

Algo que pode te ajudar é ir treinar com um amigo ou amiga, talvez o desafio de deixar a vergonha de lado e iniciar fique mais fácil tendo alguém indo com você.

Faça esse teste. Comece na academia ou sua corrida na rua, dê uma olhada ao redor, é provável que ninguém, absolutamente ninguém está te olhando.

No geral, as pessoas estão preocupadas com o treino delas. E você deve fazer o mesmo.

Foque em você, foque no seu processo e no seu bem-estar. Tenho certeza que você consegue.

Comenta aqui se você já sentiu ou sente vergonha de ir na academia.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui