Sobre

Quem sou

 Eu me chamo Phillype Soares Viana. Sou apaixonado por vida fitness, dieta, atividade física. É o que me faz sentir vivo, que me traz bem estar físico e mental. É o que realmente me motiva e se tornou parte de quem sou.

Eu sou fissurado em transformação, tanto física quanto mental. E na atividade física eu consigo essas duas coisas. Estou sempre em movimento, adoro correr, amo o crossfit e me alimentar bem. E isso é o que me dá energia para encarar os desafios diários da vida.

A minha vida fitness começou cerca de 11 anos atrás em 2009. Mas nem sempre foi assim. Vamos voltar um pouco mais. Até os 8 anos de idade eu era um menino bem magro. 

Mas a partir daí as coisas começaram a mudar. Comecei a engordar bastante. E sendo bem sincero, não ligava muito para alimentação nem para meu tipo físico, afinal eu era criança e queria mais curtir as coisas de criança, jogar videogame, brincar com os amigos.

Tanto que eu nem me percebi engordando. As pessoas à minha volta sempre me diziam: “Você está ficando gordinho”. Nessa época alguns apelidos eram comuns, como “Gordo”, “Bolinha”, entre outras coisas do gênero. E novamente, isso não me incomodava nem um pouco.

Eu gostava mesmo era de comer. Lanchar macarrão instantâneo à tarde não era tão raro assim. Salgado com muita maionese. Pão com mortadela, salgadinhos, bolacha recheada e outras coisas desse tipo.

Nessa época não tinha vaidade suficiente para me importar com o corpo. E me lembro bem que comer era uma coisa que gostava bastante. 

11 anos de idade

Sem nenhuma restrição. Comia muita fritura, e gostava muito, tomava muito refrigerante, pizza, hambúrguer, comia alguns doces, mas sempre preferi salgados e frituras.

Com cerca de 12 para os 13 anos de idade fiz alguns exames e estava com uma série de alterações. Me lembro bem do colesterol e triglicérides elevados. 

Lembro que havia sido muito difícil, pois como dizer para um adolescente que adorava comer, principalmente frituras, que teria que parar?

E forçadamente tive que iniciar uma dieta, que logicamente não durou muito. Acredito que não passou da segunda semana. 

Acabou que minha família também não aderiu em conjunto, compraram algumas coisas para incluir na minha alimentação, mas foi só uma vez.

Então foi algo que não durou. Nem eu tive vontade de fazer, nem o ambiente foi muito favorável para que eu fizesse.

Essa foi minha primeira experiência com “dieta”. E pouca influência teve na minha vida naquele momento.

12 anos de idade

Logo em seguida, comecei a praticar jiu-jitsu e natação e como coincidiu com aquela época do chamado “estirão”, aparentemente eu não era mais tão gordinho assim. Mas não permaneci muito tempo nessas atividades. 

O jiu-jitsu acho que fiz cerca de 9 a 10 meses. E a natação fiz por cerca de pouco mais de um ano.

Em 2008, quando eu tinha 17 anos conheci a musculação, meu irmão me matriculou e comecei a ir. 

E por algum motivo que não sei como explicar, a musculação me conquistou e comecei a gostar bastante. Fiz por um período de 8 meses. 

Tive pequenas mudanças, nada muito expressivo, mas que foram suficientes para que eu me apaixonasse ainda mais por essa modalidade.

Eu não conhecia absolutamente nada sobre treinos nem sobre alimentação saudável, dieta, nada. 

Como disse, tive pequenas mudanças físicas neste período de 8 meses, quase que imperceptíveis esteticamente. 

Mas por dentro me sentia melhor, mais disposto e animado, além de todas as outras partes boas que o exercício físico proporciona.

Era ano de vestibular (2008) e naquele ano eu não passei. Em 2009, para focar nos estudos eu saí da musculação. Mas o hábito de fazer atividade física estava instalado. 

Me comprometi em estudar para passar no vestibular, para que em 2010 eu voltasse para a musculação.

Nesse mesmo ano de 2009, meu irmão me deu uma revista da Men’s Health, que trata de vários assuntos relacionados à saúde do homem, além de dietas e treinos.

Na capa tinha um cara sem camisa com 6 blocos no abdômen. Dei uma olhada na revista e fiquei fascinado com a quantidade de informações que eu tinha em mãos.

Em um determinado dia, acordei, olhei para a revista e disse para mim mesmo que eu veria um abdômen definido no espelho. Comprei uma corda para pular em casa e fazia abdominais rotineiramente. 

Nesse momento da vida, eu já tinha uma vaidade muito maior. E foi quando de fato comecei a me importar com meu corpo. 

Minha autoestima era muito baixa naquela época, eu não me achava bonito, me achava inferior. E ao me deparar no espelho, me ver como me vi naquele momento, só reforçou essa autoestima baixa e a falta de autoconfiança.

Eu sei como é ruim se olhar no espelho e não se sentir bem consigo mesmo. Se achar inferior, se achar feio.

E naquele momento eu tomei a decisão de que iria mudar meu corpo. Eu estava decidido a mudar, eu queria ver um abdômen definido no espelho. E partir daquele dia comecei cortando refrigerante e açúcar refinado.

Aquela revista foi uma verdadeira fonte de inspiração. Não olhei para o modelo da capa e me senti diminuído. Na verdade pensei: “se ele pode ter um abdômen daquele, eu também posso”. 

De fato eu me inspirei e não me comparei nem me diminuí. E essa mentalidade naquele momento foi muito importante para mim, pois me permitiu ter a disciplina para seguir aquela jornada.

E realmente eu comecei ver alguns resultados. Havia mudado algumas coisas na alimentação e estava vendo resultados. Além do refrigerante e do açúcar refinado, também passei a cortar da minha vida, o consumo de frituras, que eu tanto gostava.

E ver esses resultados aparecendo, me deixou muito animado e me deu mais fôlego para continuar naquela caminhada, rumo ao abdômen definido.

Ao longo do ano, comecei a comer cada vez menos. Sem qualquer tipo de acompanhamento ou uma pesquisa mínima que seja, a respeito de uma alimentação saudável. 

E realmente eu perdi peso nesse ano e vi o tão sonhado tanquinho no espelho. Entre 2009 e 2010, eu perdi cerca de 10 kg. Eu saí de 70kg para 60kg.

Dezembro 2009

Porém, foi uma perda de peso sem qualidade, pois perdi massa magra, o pouco que tinha. O que é péssimo para um processo de emagrecimento. 

Sim, eu perdi gordura, mas perdi massa magra. Com isso meu metabolismo caiu bastante e para manter a barriga como eu queria, eu não comia muito. Qualquer coisa a mais que comia, já achava que todo o esforço iria por água abaixo, que meu abdômen iria perder a forma.

Um corpo com o metabolismo mais baixo, com pouca massa muscular, fica muito mais fácil de acumular gordura. E assim foi ficando cada vez mais difícil de queimar gordura. E foi ficando mais insustentável manter a dieta e o físico. 

Eu cometi muitos erros para atingir esse emagrecimento. E esse é um dos motivos que me fez criar este site. Pensando em todas as pessoas que como eu, naquela época, também estão perdidas e precisando de ajuda. 

Em 2010, eu entrei para faculdade de Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. E meu primeiro dia de aula, dia 02/03/2010 foi meu primeiro dia de volta à musculação. Desde então nunca mais parei de me exercitar.

Meu nível de consciência corporal e cuidados com a alimentação só aumentaram e continuo até hoje. Essa parte da minha história foi quando comecei o ganho de massa muscular. Afinal, havia emagrecido bastante e queria ganhar massa magra. 

Comecei a treinar e lembro que passava tardes e mais tardes de sábado pesquisando sobre dieta, treino e suplementos. Como eu amava aquilo! Entender cada vez mais esse mundo fitness, me deixava fascinado. Além das leituras diárias da revista Men’s Health, da qual fui assinante de 2010 a 2015.

Em 2011, alcancei os 70kg e consegui manter o abdômen como queria. Me alimentava muito melhor. Eu estava no auge da minha forma física naquela época. Um corpo que nunca havia alcançado antes e estava extremamente feliz.

Falando assim, parece simples, que saí dos 60 para os 70kg. Mas as coisas não foram tão simples assim. 

Janeiro de 2011

Os resultados não vieram do dia para a noite, foi às custas de muito treino e muita mudança na alimentação, muita mudança de hábito. Mudanças essas, que se estabeleceram aos poucos, com o tempo, não foi do dia para à noite.

Comecei a pesquisar mais sobre alimentação, sobre treino. Comecei a mudar algumas coisas na alimentação e que naquele momento não foi fácil.

Muitas vezes minha mãe chegava em casa com algo gostoso, um lanche ou algo assim. E eu tinha vontade de comer, mas eu não comia, pois na semana era dia de manter a dieta e de treinar.

Lembro que chegava da faculdade e fazia minha janta separado dos demais, pois na minha casa todos sempre gostaram de fritura, então basicamente todos os dias tinha algo frito, mas eu ia lá e fazia meu frango grelhado.

Apenas no domingo que eu abria espaço para comer de forma mais livre. E sei como é difícil ter que resistir a uma comida que você gosta. Lembro que algumas vezes chegava a congelar alguma coisa gostosa, para comer somente no domingo.

Mas a minha vontade de mudar, de ganhar massa muscular e modificar meu corpo, era maior do que meu desejo de comer coisas gostosas.

E tomar essas decisão de não comer, (na semana era dia de manter a dieta firme), me deram um foco e disciplina que eu carrego até hoje.

Hoje eu faço dieta e como de forma saudável simplesmente pelo fato de que gosto de fazer isso, não sinto vontade e desejo de comer “gordices”. Mas eu adoro pizza, adoro hambúrguer, e escolho quando vou comer. Não fico refém de um desejo de comer isso ou aquilo o tempo todo. Não me privo de comer aquilo que gosto. Apenas me organizo e como aquilo que quero comer em momentos específicos.

E com certeza, o foco e disciplina que tive lá atrás, mesmo sendo difícil naquela época, simplesmente moldaram a forma como me alimento hoje em dia.

Nesse período de 10 anos de treino e dieta, claro que tive momentos em que não treinei nem comi bem, seja por algumas semanas ou alguns meses. Mas era sempre uma parada temporária.

Me mantive constante na musculação até 2016, quando iniciei no Crossfit. Na verdade conhecia o Crossfit por vídeo desde 2013.

Em 2016 mudei para Natal-RN, me matriculei a primeira vez no Crossfit. Era algo novo no qual eu já gostava de ver vídeos, era uma atividade nova e eu estava muito empolgado para começar. 

Fiz uma aula experimental e já paguei o primeiro mês. Após o primeiro mês eu fechei o plano anual. Como eu me apaixonei pelo Crossfit. Eu ia todos os dias e todo dia era uma nova superação, todos os dias aprendia algo novo.

O meu corpo se modificou também muito rápido. Não tem outra palavra, me apaixonei perdidamente pelo Crossfit. Não só pela atividade em si, mas por toda a energia que eram os treinos, as pessoas torcendo para você se superar a cada repetição, a cada nova técnica aprendida, além das grandes amizades que fiz e mantenho até hoje.

Aquilo me fazia tão bem e faz até hoje, que em 2016 eu fazia residência, passava 12 horas no hospital saia mega cansado, mas eu ia treinar, pois aquela energia dos treinos fazia eu me sentir vivo. No outro dia, tudo de novo.

2016

Faço crossfit até hoje, em 2018 precisei dar uma pausa nos treinos, pois meu plano havia acabado, eu estava no fim da residência e fiquei um tempo sem emprego, mas retomei em 2019. E é onde permaneço até hoje. 

Atualmente estou com 76 kg, e busco me melhorar a cada dia, me superar a cada treino.

Setembro 2020
Outubro 2020

Além disso, adoro correr, vez ou outra sempre saio para dar uma corrida e o próximo passo é iniciar no surf.

Esse cuidado comigo mesmo de treinar e me alimentar bem se tornou meu estilo de vida, desde que comecei, lá em 2009. Não vejo mais minha vida sem me exercitar e sem me alimentar bem, se tornou parte de quem eu sou.

E uma coisa que realmente me preocupava era não poder mais treinar quando as responsabilidades da vida aumentassem. 

Mas como para mim é uma prioridade, eu sempre arranjo tempo para treinar e me alimentar bem. Mesmo que às vezes em uma frequência menor de treino. 

Como em 2019, quando trabalhava em regime de plantão em dois locais, sendo um deles noturno. Mas ainda assim encaixava os treinos nessa rotina, mesmo que com uma menor frequência e volume de treino. Melhor devagar do que parado.

Como são as coisas, em 2009 quando tudo isso realmente começou eu estava preocupado apenas com a aparência. Eu simplesmente queria ver um abdômen definido no espelho. E algo que começou por um motivo bem simples se tornou um estilo de vida.

Eu tinha tudo para ser um adulto obeso ou acima do peso. Mas eu consegui transformar meu corpo e minha mente. E se eu consegui, você também consegue. E não falo isso da boca para fora.

Hoje em dia, colho muito mais benefícios, em termos de bem estar, de autoestima, autocuidado e autoconfiança. Além de muitos outros benefícios que esse estilo de vida traz. Mais disposição, maior condicionamento, além de amizades feitas e o conhecimento adquirido. E agora se tornou um negócio.

Aqui no site eu irei compartilhar informações e conteúdo de alto valor para te ajudar a conquistar a melhor versão de você mesmo. 

E isso é bem importante. Não é para você se comparar com ninguém, mas para você se comparar com você mesmo e ser melhor do que você era, isso dia após dia. 

Eu sei o quanto é difícil e frustrante fazer dieta e não ver resultados. Tentar emagrecer e não conseguir. Se olhar no espelho e não se sentir bem.

O conteúdo e produtos recomendados neste site são principalmente para ajudar as pessoas que querem emagrecer. 

Principalmente você que já tentou várias vezes emagrecer e não conseguiu. Ou mesmo conseguiu, mas ganhou tudo de novo. 

Para você que está cansado de fazer dietas que não funcionam, inclusive que já tentou inúmeras dietas “malucas” e foi tudo em vão.

Que tem vergonha de ficar com roupa de banho na praia ou na piscina. Que se olha no espelho e vê sua autoestima lá embaixo. 

Se beneficie de todo conteúdo deste site. Toda informação e conteúdo foi pensado para você. No início da minha jornada eu teria evitado muitos erros se tivesse encontrado um site como este.

Além de conteúdo gratuito, de qualidade e baseado em evidência científica, também vou recomendar por aqui, produtos que acredito que podem te ajudar e caso você adquira algum produto por meio do meu site eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. 

Também conto com sua ajuda para deixar o conteúdo cada vez melhor. Deixe comentários, dicas, sugestões, críticas, elogios, entre em contato para sugerir algum conteúdo que gostaria de ver por aqui. Vai ser um prazer te responder.

Esse site é para você que quer emagrecer, que quer se sentir melhor com você mesmo. 

Meu objetivo principal é compartilhar informação de qualidade, baseada em evidência científica e também compartilhar um pouco da minha experiência nesse mundo fitness e de alimentação saudável, tanto os erros quanto os acertos, pois quero te ajudar a conquistar o que consegui.

Ah, só um lembrete, eu não sou nutricionista nem educador físico, assim, não tenho competência técnica nem para prescrever dietas nem exercícios.