Sacrifícios para emagrecer. Realmente são necessários?

sacrifícios para emagrecer

É bem provável que você já tenha ouvido falar que para emagrecer são necessários muitos sacrifícios. Será?

Logo de cara vou dizer para você que sim, para emagrecer você vai precisar fazer alguns “sacrifícios”.

Mas não é um “sacrifício” eterno.

E coloquei sacrifício entre aspas propositalmente. Pois, vou te explicar melhor essa questão do sacrifício. E ela tem relação com hábitos.

Digamos que você esteja acima do peso ideal para você, e está com muita gordura localizada na região abdominal.

Para alcançar esse corpo, foram necessários alguns hábitos, por um determinado período de tempo.

Digamos que você é uma pessoa relativamente sedentária, não pratica atividade física, não se alimenta muito bem, come bastante alimentos processados, açúcar, fast food, entre outras coisas.

Esse é o seu estilo de vida dos últimos 5 ou 6 anos. Mas, você viu que isso está te prejudicando, você não está se sentindo muito bem com seu corpo e com sua saúde e decidiu que vai emagrecer.

Porém, para emagrecer, te contaram que você precisa ter uma vida mais ativa, praticar atividade física regularmente, pelo menos 4 vezes na semana.

Começar a ingerir mais fibras, alimentos integrais, proteínas de boa qualidade, mais salada, vegetais, beber mais água e reduzir o consumo de alimentos processados, açúcar e o fast food.

Realmente começar um novo estilo de vida, uma nova rotina, uma dieta focada no emagrecimento. Tudo muito novo para você.

Agora me diz, você uma pessoa que estava sedentária há 6 anos, comia o que bem entendia, de repente vai ter que se exercitar e mudar a forma no qual se alimenta.

Será que essa mudança não seria um sacrifício?

É muito provável que sim. Mas, por qual motivo?

Pois, esse era seu estilo de vida, era seu hábito, era sua rotina.

E acredito que tudo aquilo que envolve inserir novos hábitos, de certo modo envolve algum sacrifício de maior ou de menor grau.

Você está sacrificando algo em prol de outro. Deixando a vida sedentária de lado em prol de uma vida mais ativa.

Você irá sair da sua zona de conforto, sua zona conhecida, para uma zona de desconforto. O que pode ser percebido como um sacrifício inicialmente.

E a mudança de hábito ela leva tempo, ela requer energia e empenho da sua parte e ela precisa de consistência até que vire sua rotina.

E é aí quando a chave gira, no dia em que os novos hábitos inseridos virarem rotina, aquilo não será mais um sacrifício, em um determinado momento aquilo vira seu estilo de vida.

Talvez para você, acordar cedo para ir se exercitar seja um grande sacrifício, para outras pessoas pode ser a rotina delas.

Abrir mão de dormir até mais tarde, ou abrir mão de ficar no sofá relaxando e assistindo Netflix para ir à academia, pode ser para você um sacrifício, uma mudança de hábito e de rotina.

E quando o exercício se tornar um hábito em sua vida e fazer parte da sua rotina. Levantar e ir treinar, seja qual for o exercício, não será mais um sacrifício.

Assim como a sua alimentação. A mudança de hábitos alimentares pode ser um sacrifício inicialmente.

Você terá que inserir novos alimentos, reduzir o consumo de outros e essa mudança de hábito e rotina vai exigir esforço de sua parte.

Se tinha uma coisa que eu adorava comer era fritura. Carne frita, frango frito, a pelinha do frango fritinha e crocante, me dava água na boca. E durante muitos anos era o que eu comia todos os dias em casa.

Porém, lá em 2009/ 2010 quando eu comecei a mudar minha alimentação, reduzi drasticamente o consumo de frituras e comecei a inserir alimentos grelhados.

Naquele momento, foi um sacrifício para mim retirar a fritura e começar a comer grelhados. 

Frango grelhado, por exemplo, não fazia parte dos meus hábitos alimentares, inseri-lo enquanto retirava a fritura foi um sacrifício, envolvia esforço, força de vontade e gasto de energia.

Porém, ao longo do tempo, à medida que a fritura deixou de ser um hábito, não comê-la deixou de ser um sacrifício, era algo natural, pois a minha rotina era outra.

Depois de um determinado tempo eu não sentia falta da fritura.

Então, no início é muito provável que você faça sacrifícios, muito pela mudança de rotina e mudança dos hábitos, e esse momento inicial não é fácil, requer esforço e energia de sua parte.

Porém quando você ultrapassar essa primeira barreira e os novos hábitos estiverem estabelecidos, o que antes era sacrifício se tornará seu estilo de vida.

E o sacrifício não significa que você irá excluir para sempre da sua vida aquela batata frita que você adora, ao longo do tempo você saberá como inserir esses alimentos, sem prejudicar sua dieta.

Se você realmente quer emagrecer, quer mudar seu corpo e ter uma rotina e estilo de vida mais saudável, os “sacrifícios” serão necessários. 

Mas te garanto que você não vai se arrepender.

Comenta aqui o que seria um sacrifício para você começar a emagrecer?

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui