Proteína para emagrecer. Por que ela é tão importante no processo de emagrecimento?

proteína para emagrecer

A proteína é um macronutriente que tem uma importância especial para quem quer emagrecer.

Uma alta ingestão de proteínas ajuda a acelerar o metabolismo, na manutenção e ganho de massa muscular, aumenta a saciedade e regula uma série de hormônios (1, 2, 3, 4).

Hormônios da saciedade

Com uma dieta alta em proteínas, ocorre um aumento de hormônios relacionados à saciedade (GLP-1, CCK e peptídeo YY), além de reduzir os níveis do hormônio da fome, a grelina (3, 5, 6).

Com essa resposta hormonal, sua fome reduz, a saciedade aumenta e automaticamente você ingere menos calorias, o que pode te ajudar muito em seu processo de emagrecimento (1).

Gasto de energia para digestão

O processo de digestão das proteínas é trabalhoso para nosso organismo. Ou seja, há um gasto de calorias para a digestão proteica. 

Estima-se que esse gasto pode variar entre 20% a 30%, comparada a 5%-10% dos carboidratos e 0%-3% das gorduras (3).

Assim, ao ingerir 100 calorias de proteínas, 30 calorias são usadas para sua própria digestão.

Acelera o metabolismo

Devido ao seu processo térmico na digestão além de outros fatores, como a preservação e ganho de massa muscular que falaremos a seguir. 

A alta ingestão de proteínas pode acelerar o metabolismo. Assim, você queima mais calorias ao longo do dia, inclusive dormindo (3).

Quanto mais acelerado fica seu metabolismo, mais fácil de queimar gordura, o que otimiza o seu processo de emagrecimento.

Dietas com alta concentração proteica acaba sendo metabolicamente vantajosa, comparada àquelas que têm baixo nível de proteínas.

Preservação e ganho de massa muscular

Quando falamos em emagrecimento, o déficit calórico é necessário.

Porém, no déficit calórico, além da perda de gordura, existe uma perda de massa muscular. E é aí que entra o papel da proteína. 

As proteínas são responsáveis pelo processo de manutenção e construção de massa muscular. 

E por que a proteína é tão importante no processo de emagrecimento?

Nesse caso, elas vão fazer a preservação dessa massa muscular, evitando que no processo de emagrecimento você perca músculo.

E em períodos de déficit calórico, no qual você quer emagrecer, o consumo de uma dieta alta em proteínas se mostrou melhor que uma dieta com uma quantidade normal de proteína na preservação de massa muscular (7).

Assim, você vai perder gordura e não músculos. 

E o que acontece?

Você terá mais massa magra e menos gordura. E mais músculos em relação a gordura significa metabolismo acelerado, e daí você passa a queimar mais gordura.

O que resulta em um processo de emagrecimento saudável e otimizado. Com esse processo, às vezes você emagrece e não perde peso.

Dependendo do seu nível no processo, junto com a realização de certos treinos, principalmente se estiver iniciando é possível o ganho de massa muscular concomitante com a perda de gordura.

Emagrecer dessa forma é diferente de cortar drasticamente suas calorias, querendo emagrecer super rápido. No qual você perde músculo, detona seu metabolismo e ganha gordura depois. Não cometa esse erro.

Quanto de proteína ingerir?

Quando eu digo aqui dieta alta em proteína, não vai sair por aí excluindo os carboidratos e gorduras e comer 100% de proteína o dia todo. Não é assim.

Uma dieta com 25% a 30% das calorias proveniente das proteínas já é considerada alta e efetiva para um emagrecimento saudável (3, 4).

Os estudos variam, mas uma quantidade alta de proteína varia entre 1,2 a 1,6 g/kg/dia (1).

Se você pesa 70kg, comer entre 84 e 112 gramas de proteína por dia já pode ser considerada uma dieta alta em proteínas.

Excelentes fontes de proteína

Grande parte das fontes proteicas é de origem animal, como carnes no geral (bife, porco, frango), ovos e peixes.

Algumas fontes proteicas de origem vegetal são o grão-de-bico, lentilha, quinoa, feijão, nozes e lentilha.

Além disso existem os suplementos, como o whey protein, que é uma excelente fonte de proteínas. 

Uma dieta rica em proteínas para quem quer emagrecer é essencial. As proteínas promovem uma vantagem metabólica, por acelerar o metabolismo, vantagem hormonal, na regulação de hormônios envolvidos na fome.

Além da sua grande importância na saciedade. Uma dieta alta em proteínas vai trazer uma excelente saciedade, o que é extremamente importante no processo de emagrecimento.

Se você consegue ingerir menos calorias com uma dieta rica em proteínas, que vai te trazer saciedade, isso otimiza bastante seu emagrecimento.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui