Suplementos para ganhar massa muscular tem vários no mercado, de várias marcas e de vários preços.
Agora, suplementos realmente eficazes não são tantos assim.
E com a grande variedade de produtos você pode ficar bem perdido em relação à qual comprar, qual realmente funciona, qual vale o preço.
No passado, já fiquei bem perdido, as propagandas são bem fortes.
E eu acreditava em um grande mito, que era uma crença no poder “milagroso” dos suplementos.
Inclusive mostrei lá nos 7 mitos da musculação. Confere lá depois.
Eu acreditava que em um determinado momento, só haveria possibilidade de evolução com uso de suplementos, o que não é verdade.
Existem sim bons suplementos, que podem te ajudar bastante, mas não são os definidores da sua evolução.
Pois, se sua dieta está ruim, seu treino está ruim, não é suplemento que vai melhorar isso, mesmo os que têm boa evidência de eficácia.
Mas, hoje não vamos falar dos suplementos bons que tem comprovação de sua eficácia.
Hoje você verá a lista dos 3 piores suplementos para ganhar massa muscular que já usei. E que você não deveria utilizar.
E de bônus, vou falar de mais um suplemento que não é para massa muscular, mas que não funciona para o objetivo proposto. Inclusive ele é bem caro.
Os 3 piores suplementos para ganhar massa muscular que já usei.
1 – BCAA
O ano era 2015, eu estava começando a trabalhar e ganhar minha grana. Nessa época estava com maior foco na academia, tinha ficado uns meses sem ir por conta de formatura, TCC, final de curso e tudo mais.
E aí eu comecei a investir em suplementos e comecei a tomar um monte. E um deles foi o BCAA.
Eu já tinha usado BCAA por volta de 2008.
E na academia os instrutores sempre diziam que era bom. Que evitava fadiga e catabolismo muscular e aumentava a força.
E para piorar minha situação eu utilizava durante o treino de musculação que durava no máximo uma hora e meia.
Sim, eu já fiz merda, já errei bastante, gastei bastante dinheiro.
E tô aqui para evitar que você use o que não funciona e economizar bastante dinheiro.
O BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada, são eles a valina, isoleucina e leucina.
Eles fazem parte dos 9 aminoácidos essenciais, ou seja, que nosso corpo não consegue produzir e precisamos ingerir por meio da alimentação.
A verdade é que o BCAA vai funcionar para pessoas que utilizam quantidade insuficiente de proteínas.
Nesse caso, o mais inteligente é consumir uma quantidade adequada de proteínas de boa qualidade. No qual, você terá um perfil de aminoácidos bem mais completo.
Assim, se você já consome uma quantidade suficiente de proteínas para seus objetivos, você não precisa suplementar com BCAA, não vai fazer nenhuma diferença.
A suplementação com BCAA não mostrou aumento da síntese proteica, hipertrofia muscular, nem aumento de força (1).
2 – Glutamina
Eu já usei glutamina achando que ia ficar maior, que eu ia ganhar massa muscular, que ia ficar com a imunidade ainda maior.
Na verdade, eu só joguei dinheiro fora.
A glutamina faz parte dos aminoácidos não essenciais, ou seja, nosso corpo já produz e produz bastante.
E também ingerimos via alimentação.
É o aminoácido mais abundante em nosso corpo, tanto no plasma quanto no músculo esquelético.
Aí você acha que tomando 5g por dia vai melhorar sua imunidade? Pois é, não vai.
A glutamina pode ser considerada condicionalmente essencial. Ou seja, sob determinadas condições bem específicas o uso da glutamina em doses altas, pode trazer benefícios.
Como o caso de pessoas em alto catabolismo, como aquelas internadas em UTI, grandes queimados, pessoas que possuem determinados tipos de doenças intestinais.
E talvez um grupo restrito de atletas de alta performance (endurance), que fazem horas e horas de exercício, por exemplo.
Caso você não se enquadre nessas condições, a suplementação de glutamina não fará muito por você.
A glutamina é super importante para nosso corpo, porém a suplementação se faz desnecessária em pessoas saudáveis.
A suplementação com glutamina não mostrou efeitos no sistema imunológico, não promoveu aumento de força, não melhorou capacidade aeróbica, nem promoveu melhora na composição corporal (2).
3 – ZMA
O famoso ZMA é o zinco-magnésio-aspartato.
O zinco e o magnésio são minerais essenciais para nosso corpo e estão envolvidos em uma série de funções.
A premissa da suplementação de ZMA é que teoricamente aumenta o perfil de hormônios anabólicos, como testosterona, reduz catabolismo muscular e melhora as adaptações ao treinamento resistido.
Pelo menos na época que usei, o marketing em cima do ZMA era em relação ao aumento da produção natural de testosterona e isso aumentaria o anabolismo muscular.
No entanto, os dados disponíveis sobre a suplementação de ZMA não mostraram nenhum efeito sobre a composição corporal, níveis de testosterona, nem melhorou adaptações no treinamento resistido (3).
Não confunda, o zinco e o magnésio são de extrema importância para nosso corpo, porém, a suplementação de ZMA para melhoria estética e melhoria de performance não teve eficácia comprovada.
Esses são os 3 piores suplementos para ganhar massa muscular que já usei.
Não serviram de nada, não ganhei mais massa muscular, não fiquei com mais força, não perdi mais gordura, só fiz gastar dinheiro mesmo.
E vou te dar mais um suplemento de bônus que não funciona e que o marketing em cima é bem pesado e o preço muitas vezes bem elevado. Esse eu nunca usei.
4 – Colágeno Hidrolisado (Bônus)
Que é o colágeno hidrolisado para melhorar a pele, cabelos e unhas.
Não vai melhorar sua pele, nem seu cabelo, nem suas unhas. Você está gastando dinheiro.
E pela pesquisa que fiz, jogando bastante dinheiro fora.
Pois, o preço pode variar de R$ 100,00 a R$ 250,00 o pote.
E alguns ainda incrementam algumas vitaminas e sobem ainda mais o preço.
Você paga caro por uma proteína de baixa qualidade, pois ela não tem um aminograma tão completo como outras proteínas como ovos, carne ou whey.
E quando você toma colágeno ele não passa direto pelo seu intestino e vai lá direto melhorar a composição da sua pele, cabelos e unhas.
Como toda proteína, o colágeno será quebrado em aminoácidos para ser absorvido. E o corpo que vai decidir o que vai fazer com esses aminoácidos.
Tomar colágeno achando que ele vai para sua pele, é o mesmo que comer coxa de frango achando que ela vai para sua coxa ou comer peito de frango achando que vai para seu peito.
E aqui vai a mesma analogia do BCAA, se você ingere proteína de forma insuficiente, você terá benefícios com a suplementação de colágeno, já que você estará ingerindo mais proteínas.
Assim, você precisa ingerir uma quantidade suficiente de proteínas, de preferência uma de melhor qualidade, como ovos, soja, peixes, whey, por exemplo.
O colágeno é extremamente importante para nosso corpo. É a proteína mais abundante do nosso corpo. Porém, a suplementação com colágeno é desnecessária.