Estética e emagrecimento saudável é uma relação fútil?

estética e emagrecimento saudável

No universo do emagrecimento a estética fala muito alto. Mas estética e emagrecimento é uma relação fútil? Essa relação é saudável?

Sempre foi questionado essa questão da estética, padrões de beleza e tudo mais. Será que é errado querer ter um corpo bonito? O que você considera um corpo bonito?

Acredito que a estética e o emagrecimento saudável podem andar juntas sem nenhum problema. 

Não há nada de errado em você querer se cuidar para construir um corpo bonito.

Lembrando que o “corpo bonito”, ele é bonito para você. Nem todo mundo vai achar bonito, e está tudo bem, quem tem que achar bonito é você.

O que você considera um corpo bonito? 

E essa resposta é algo muito pessoal, o que pode ser bonito para você, não necessariamente é bonito para o outro.

Você pode achar que aquela mulher com o abdômen definido tem um corpo bonito e maravilhoso, sua amiga pode achar que ela seja forte demais. 

Foque em seus interesses. No que te agrada, e não se irá agradar o outro.

Talvez o questionamento se estética e emagrecimento saudável possam andar juntos, é o que você faz com seu corpo para emagrecer e conquistar o corpo que você deseja.

Isso falando de pessoas normais como eu e você. Não estou falando aqui de atletas e competidores que muitas vezes precisam ultrapassar os próprios limites para alcançar seus objetivos, mas isso aí é competição é outra conversa.

Talvez algumas pessoas achem algo fútil essa preocupação com a estética, com o corpo. Aí já é um problema delas.

Claro que existe toda uma relação da imagem corporal, como você se vê e como isso afeta suas emoções.

Se você está insatisfeito com seu corpo e fica se comparado nas redes sociais com outras pessoas. Isso vai te trazer ainda mais insatisfação. E essa é uma relação nada saudável e que pode te afetar profundamente (1, 2, 3, 4).

Mas, se você quer modificar seu corpo de uma forma saudável, sem obsessão, sem extremismo, sem dietas malucas e sem colocar sua saúde em risco. Acredito que você só tem a ganhar.

Se você quer emagrecer, você precisa de um objetivo.

E se o seu único objetivo inicialmente é ter um corpo bonito e você quer emagrecer para isso. Não tem problema nenhum.

Querer emagrecer para ter um corpo bonito e fazer isso de uma forma saudável, não vai colocar sua saúde em risco. Na verdade te trará muitos benefícios.

Posso te garantir que você conquistará muito mais que a estética, e é isso que acho fascinante.

Não tem problema nenhum você começar preocupado só com sua estética. No entanto, ao longo do tempo você terá vários benefícios.

Ao conquistar o corpo que você deseja, fazendo isso de uma forma saudável, você pode aumentar sua disposição, sua energia, além de melhorar seu estilo de vida.

O que você não pode é ficar se comparando com outras pessoas. E achar que nunca terá o corpo delas. Realmente, você não terá o corpo daquela pessoa que viu no Instagram.

Aquele corpo é dela, você e ela possuem genéticas diferentes, formatos de corpo diferentes. Você só pode se comparar com você mesmo.

Ao se comparar com o outro você entra em um lado nada saudável para sua mente e seu corpo. E isso pode te trazer prejuízos enormes.

Talvez sua autoestima não seja tão alta, pois seu corpo te incomoda de algum modo, e querer mudar isso não significa que você não se aceita.

Querer mudar aquilo que te incomoda não significa não se aceitar. Se você quer emagrecer e isso vai elevar sua autoestima, vai te trazer um melhor bem-estar, vá em frente.

Só não entra na pilha de se comparar, fazer dietas malucas, restrições absurdas, uso de medicamentos sem indicação. Isso pode colocar sua saúde em risco.

Quando eu comecei era mais uma relação estética mesmo. Porém, após um tempo deixou de ser uma relação unicamente estética.

Eu passei a gostar de me exercitar, de ter um estilo de vida mais saudável e de mudar minha alimentação.

Passei a ter mais disposição, mais energia, mais autoestima, mais confiança e mais saúde. 

Pois, eu era um adolescente com uma boa quantidade de gordura abdominal e pelos meus hábitos eu tinha tudo para ser um adulto acima do peso ou obeso.

Algo que começou somente com estética me trouxe muitos benefícios, me inseriu em um estilo de vida que eu adoro, já vivo isso há 11 anos e não tenho pretensão de parar de treinar e fazer dieta.

E sim, continuo cuidando da estética, pois é algo que eu gosto, gosto de trabalhar para modificar meu corpo, é algo que me fascina. E eu mudo para minha própria satisfação, não para satisfazer os outros.

Estética e emagrecimento saudável podem andar juntos sim, se o seu único objetivo é melhorar sua estética, faça de uma forma saudável sem colocar seu corpo e sua saúde em risco.

Tenho certeza que você colherá muitos benefícios de bônus, além de tudo vai ter o corpo que você deseja.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui