Como fazer dieta? Um relato de como consegui e faço até hoje.

como fazer dieta

Se você quer emagrecer e está meio perdido. Você não está só. Antigamente a falta de informação trazia dificuldade quanto a isso, hoje o excesso de informação te deixa paralisado sem saber para onde ir. Mas como fazer dieta?

O que falaremos aqui será um relato pessoal de como eu consegui fazer dieta e não uma abordagem técnica de cálculo de calorias e macronutrientes, como quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos.

Talvez você conheça alguém como eu, que está sempre em dieta, não come igual todo mundo, escolhe os dias de comer algo fora da dieta.

E talvez você se sinta muito distante desse padrão de alimentação ou que você nunca vai conseguir, porque você não é assim e nunca vai conseguir fazer dieta.

A questão é que essas pessoas já estabeleceram um estilo de vida. E a alimentação equilibrada, talvez até mais restrita digamos assim, também faz parte desse estilo de vida.

Qualquer pessoa que hoje em dia faz dieta e segue uma alimentação mais balanceada um dia ela começou do zero.

Quando eu comecei, eu cometi muitos erros, um deles foi restringir bastante minhas calorias diárias, perdi peso, perdi gordura, perdi massa magra.

Pela perda de massa magra ficou mais insustentável manter a alimentação daquela forma, até que voltei para musculação, daí em diante as coisas começaram a ficar diferentes.

Atualmente sigo uma alimentação bem equilibrada, não como fritura, não como açúcar refinado, não sou muito fã de doces, então não os como porque não me fazem falta.

Bolachas, bolo, salgados no geral, pão, manteiga, frituras, nada disso entra em minha alimentação habitual.

Vamos voltar no tempo, pois nem sempre foi assim.

Quando eu era criança e até a fase da adolescência se tinha uma coisa que eu gostava era comer. 

Absolutamente tudo. Fritura então, era uma das coisas que mais gostava.

Salgados e lanches com bastante maionese era quase diário no lanche da escola, pão com mortadela, bastante manteiga também.

Essa era minha rotina alimentar, gostava bastante de massas no geral, bolacha recheada, refrigerante e suco artificial em pó.

Tudo isso fazia parte da minha rotina alimentar e eu adorava. Nunca havia passado pela minha mente mudar minha alimentação.

Dos 8 aos 16 anos de idade mais ou menos eu era bem acima do peso e tinha uma boa quantidade de gordura na região abdominal. 

Mas, esteticamente naquela época isso não me incomodava. Apesar que aos 12 anos meus exames de colesterol estavam um pouco acima do normal.

Em um dado momento comecei na academia, eu tinha por volta dos 17 anos. Então eu comecei a gostar bastante da musculação, mas não fazia dieta, comia o que tinha em casa.

E em um período de 8 meses vi pouca mudança. Acabei saindo da musculação por um ano para focar no vestibular e encarar uma rotina de estudos mais puxada.

Na adolescência eu já havia feito outros esportes como jiu-jitsu, natação, mas de algum modo a musculação foi diferente, me cativou de uma maneira que eu passava todos os dias em frente a academia prometendo passar no vestibular para poder voltar.

E nesse mesmo ano eu decidi que queria mudar meu físico, apesar de não estar na musculação, comecei a pular corda em casa e decidi cortar uma série de coisas da alimentação.

Foi algo bem repentino mesmo e começou puramente com a estética. O meu irmão havia me dado uma revista da Men’s Health e vi o modelo da capa com uns gomos no abdômen e achei aquilo surreal.

Então decidi que iria ter um abdômen definido também. Naquela época eu disse que iria parar de comer açúcar, tomar refrigerante e comer fritura.

Ou seja, eu iria modificar várias coisas na minha rotina alimentar, pois na minha casa tinha fritura praticamente todos os dias.

E assim, a decisão para ser tomada foi fácil, mas a execução, não foi tão fácil assim.

E se você já tentou emagrecer em algum momento, você sabe o quanto é difícil tirar, diminuir, parar de comer aquele alimento que você adora ou mesmo tentar comer outra coisa enquanto sua família está comendo seu alimento preferido dia após dia.

Hoje é muito fácil para mim ver outras pessoas em reunião no trabalho, por exemplo, comerem salgado e beber refrigerante, enquanto eu recuso, pois não estou a fim de comer aquilo, pois não faz parte da minha rotina alimentar.

E não é que eu esteja querendo e recuso, aquele alimento realmente não me desperta vontade.

Mas, 13 anos atrás seria quase impossível eu negar algo assim.

Quem faz dieta hoje e consegue se manter nela, algum dia teve dificuldades de começar.

E o início para mim foi bem sofrido, nossa, como foi difícil diminuir a fritura até o ponto de tirá-la completamente.

E uma coisa que você precisa entender é que haverá alguns dias difíceis e de falha, mas o que passou passou e você precisa manter o foco no outro dia ou na próxima refeição para não desistir por completo.

E eu tinha um objetivo que era ver um abdômen definido em mim. De certa forma, isso me ajudou a não desistir por completo nos dias mais difíceis.

E foram alguns anos de adaptação. Sim eu tive “progresso”, entre 2009 e 2010 foi o ano que decidi fazer essas mudanças e nesse ano eu perdi 10kg, tanto de gordura quanto de massa magra.

Eu saí de 70 kg para 60 kg, apesar de ter visto um abdômen definido no espelho, perdi peso sem qualidade. E para o metabolismo, perder massa magra é péssimo.

O ano de 2009 foi de muita adaptação alimentar, apesar de ter diminuído algumas coisas e ter restringido bastante a ingestão calórica, muita coisa ainda tinha que mudar.

Em 2010, voltei para a musculação e então comecei a me aprofundar mais, passava horas vendo assuntos sobre musculação e dieta.

Comecei a entender mais sobre proteínas na construção muscular, pois meu objetivo agora era ganhar massa muscular.

E foi nesse ano que eu comecei uma disciplina alimentar que mudou minha rotina para sempre, porém no início a gente comete erros

Não existe dieta perfeita, haverá erros e tropeços, a ideia é acertar mais do que errar.

Naquele ano eu passei a frequentar a academia de segunda a sábado. Então de segunda a sábado eu comia de forma mais regrada, nessa época eu já havia conseguido mudar bastante coisa, principalmente a fritura.

Enquanto minha família comia carne frita eu comia carne grelhada, enquanto tinha frango frito na janta eu comia frango grelhado.

E somente aos domingos eu tirava para comer o que eu quisesse. 

No início, essa parte era complicada, pois no domingo eu comia quase que compulsivamente, como se não houvesse amanhã. Já que eu só tinha aquele dia para comer o que eu quisesse.

As vezes minha mãe ia em algum aniversário na semana e trazia alguns salgados, já cheguei a congelar para comer somente no domingo.

Ao longo do tempo, fui construindo uma relação mais saudável com a comida e não comia tão compulsivamente aos domingos. Mas ainda assim, o domingo era mais livre, enquanto na semana eu mantinha a dieta.

E o que foi tão importante nesse ano que me permite fazer dieta até hoje?

A disciplina.

A disciplina de me manter na dieta durante a semana sabendo que no domingo eu poderia comer mais livremente, me permitiu criar uma rotina de alimentação equilibrada até hoje.

E isso foi mudando meu estilo de vida. Muitas coisas como fritura, salgados e bolachas deixaram de fazer parte da minha dieta habitual.

Fazer dieta e treinar se tornou meu novo estilo de vida lá em 2010 e carrego até hoje isso comigo e pretendo continuar até o fim da minha vida.

Isso não se constrói do dia para noite, foi praticamente um ano para começar a mudar algumas coisas, mais um outro ano de ajustes até de fato estabelecer um estilo de vida.

E faço ajustes até hoje, estou sempre mudando alguma coisa. Adaptando e readaptando rotinas alimentares, novos alimentos, quantidades e tudo mais.

Em 2011 eu já havia chegado aos 70 kg, praticamente ganhei 10kg de massa muscular. Foi uma boa diferença, pois eu estava muito magro.

E essa é outra coisa que traz motivação. Os resultados.

Quando você olha no espelho e consegue ver os resultados você se anima ainda mais.

E até hoje levo esse estilo de vida, com uma relação com os alimentos muito mais saudável. Não tenho mais a rotina de comer compulsivamente no domingo.

Atualmente faço crossfit e musculação. Uma vez na semana ou uma vez a cada 15 dias eu faço uma refeição livre, não passo o dia inteiro comendo como se não houvesse amanhã, porém isso foi construído ao longo do tempo.

Já se passaram 12 anos desde que comecei, então muita coisa já se estabeleceu de lá para cá. E vira e mexe mudo algo em minha dieta.

Tudo é questão de rotina. 

“Como fazer dieta” tem uma relação com o tempo. Por quanto tempo você vai conseguir mantê-la? Se for uma semana apenas, dificilmente você terá resultados no longo prazo. Por isso, dietas muito restritivas não funcionam.

Quanto mais tempo você conseguir mantê-la, maior será sua chance de emagrecer, e nada impede de fazer ajustes no caminho, na verdade os ajustes são necessários.

Esses ajustes vêm para que você consiga passar mais tempo seguindo a dieta de forma adequada.

Quanto mais tempo você consegue fazer dieta, mais essa dieta passa a ser seu estilo de vida, com isso você terá mais resultados. 

Quanto mais resultados, maior a capacidade de manter a disciplina de seguir a dieta, Assim, você estabelece um novo estilo de vida.

Para mim, o “como fazer dieta” funcionou dessa forma. Adaptações, erros, acertos, disciplina até que tudo isso virou meu estilo de vida.

Para mim funcionou dessa maneira, para você pode funcionar de um modo diferente. 

E no início é difícil mesmo, bem sei. 

Se eu pudesse resumir como fazer dieta em uma palavra seria disciplina. 

Se manter disciplinado em sua dieta vai fazer o que era difícil se tornar fácil, quando se torna estilo de vida todo aquele esforço e dificuldade já não ficam mais difíceis assim. 

Agora me conta, quais as suas dificuldades de fazer dieta?

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui