O mindful eating ou comer com atenção plena, é uma prática no qual envolve uma atenção no momento presente de sua alimentação. Há uma série de benefícios que essa prática pode proporcionar, inclusive emagrecer.
Para entender melhor o mindful eating, é necessário entender o mindfulness (atenção plena), pois ela se engloba nessa prática.
O termo mindfulness foi definido por Jon Kabat-Zinn. E envolve “prestar atenção de forma intencional no momento presente e sem julgamento”.
Há uma série de estudos com essa prática. E aqui você vai entender como ela pode te ajudar a emagrecer.
Mindful eating e emagrecimento
O simples fato de comer com atenção plena (mindful eating) não significa que você automaticamente irá emagrecer. Não é bem assim.
Comer com atenção plena de fato mostrou benefícios no emagrecimento, mas isso vem de uma forma mais indireta.
Existe uma grande ligação entre determinados comportamentos alimentares e obesidade.
Por isso que muitos programas de emagrecimento focados apenas em dieta e exercícios funcionam inicialmente, mas muitas pessoas ganham peso novamente, pois os padrões e comportamentos alimentares não foram modificados.
Comportamentos que envolvem se alimentar por questões emocionais, seja quando estiver estressado, frustrado ou triste. A compulsão alimentar e desejo por alimentos, principalmente ricos em gorduras e açúcar são altamente correlacionados com a obesidade (1, 2, 3).
Além disso, a exposição crônica ao estresse, seja no trabalho, escola ou ambiente familiar, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da obesidade (4).
Práticas como o mindful eating se mostrou altamente efetiva no tratamento de comportamentos alimentares prejudiciais, como a compulsão alimentar (5, 6, 7, 8).
Com o mindful eating você conseguirá ter maior controle em relação a sua alimentação.
Pessoas com compulsão alimentar, por exemplo, possuem um padrão de alimentação automático e consomem grandes quantidades de alimentos em um período muito curto de tempo (7).
Ao praticar o mindful eating, você fica muito mais consciente da sua alimentação e das escolhas feitas, saindo desse padrão automático de alimentação (9).
Você irá conseguir entender melhor e distinguir sua “fome emocional” da “fome verdadeira”.
Como consequência, haverá uma redução na quantidade de alimentos ingerida, o que pode resultar no seu emagrecimento.
Ao mudar os pensamentos e comportamentos em relação a alimentação, você terá muito mais controle daquilo que ingere.
Sabe aquela sua comida preferida. Essa mesmo que veio em sua mente agora, que te faz salivar só de pensar?
Por meio do mindful eating, é possível resistir a ela.
Você que irá escolher quando e onde comer. E não ficará refém dos seus desejos.
Um grupo de pacientes com obesidade que fizeram a prática do mindful eating perderam uma média de 4 kg em um período de 12 semanas. Além disso, diminuíram os episódios de compulsão alimentar (10).
Um outro estudo mostrou uma perda de peso entre os participantes com obesidade de uma forma indireta (1).
Houve uma maior diminuição da alimentação por recompensa no grupo que realizou o mindful eating, dieta e exercícios do que no grupo que fez somente dieta e exercícios (1).
O que mostra que intervenções no comportamento alimentar são muito importantes para o emagrecimento e para conseguir se manter magro no longo prazo (1).
Ao comer por recompensa, você pode ingerir uma grande quantidade de alimentos por questões emocionais, geralmente ricos em açúcar e gordura, ter uma menor percepção de saciedade e muitas vezes se sentir mal após terminar (1).
Uma revisão sistemática mostrou que pessoas com sobrepeso ou obesas que realizaram um programa de mindfulness conseguiram diminuir episódios de compulsão alimentar, além de aumentar os níveis de atividade física (9).
Isso pode contribuir para um balanço energético altamente favorável para o emagrecimento, além da mudança comportamental, com uma alimentação menos compulsiva e automática.
Dessa forma que o mindful eating consegue te ajudar a emagrecer. Ao modificar o seu comportamento alimentar, as suas chances de emagrecer e se manter magro no longo prazo são maiores.
Você já se pegou comendo por questões emocionais, quando estava triste, ansioso ou estressado?
Deixa aqui nos comentários.