Vício em comida: Um problema real.

vício em comida

Quando pensamos em vício, lembramos de álcool, cigarro e drogas de abuso. Mas, você sabia que o vício em comida é algo real?

É um problema sério e que pode afetar a vida profundamente, além de trazer sérios riscos à saúde.

Nosso cérebro muitas vezes nos faz desejar certos tipos de alimentos. E são bem específicos, geralmente o desejo é por alimentos altamente processados e nada saudáveis.

Algumas pessoas realmente têm vício em comida. E não é aquela simples vontade de comer algo, que muitas vezes passa e você nem lembra.

É realmente um desejo no qual a pessoa não tem controle e ela vai parar o que estiver fazendo para satisfazer aquele desejo. Não é falta de força de vontade ou de disciplina, a situação é mais complexa.

Como funciona o vício em comida?

As comidas do tipo “junk food” podem afetar nosso sistema de recompensa de uma maneira parecida com outras drogas de abuso.

Ambas compartilham a mesma via biológica do sistema de recompensa cerebral.

Um neurotransmissor desempenha um papel fundamental no nosso sistema de recompensa, a dopamina.

Quando nós liberamos dopamina, nosso sistema de recompensa interpreta isso como uma sensação de prazer e satisfação.

E é exatamente aí que esses alimentos altamente processados atuam.

Ao comer esse tipo de alimento, dopamina é liberada e atua diretamente em nosso sistema de recompensa, trazendo uma sensação de prazer e satisfação.

E por conta disso, algumas pessoas podem se viciar nesse tipo de comida, devido a essa sensação de prazer e satisfação que ela traz.

A questão toda é que são alimentos nada saudáveis para nossa saúde, principalmente quando consumidos em excesso. Podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade e diabetes.

Ao estimular de forma repetida a liberação de dopamina no sistema de recompensa, digamos que você se torna resistente aquela quantidade liberada, então a sensação de prazer diminui.

Com isso, você precisa de uma maior quantidade de junk food para te trazer o mesmo prazer. Isso se chama tolerância.

Em termos muito simplificados é assim que o vício funciona.

Esses alimentos altamente processados causam um efeito no sistema de recompensa muito maior que alimentos saudáveis.

Muito difícil você ver uma pessoa viciada em comer salada com frango grelhado.

E o que torna esses alimentos altamente viciantes?

Uma combinação de sal, gordura e açúcar.

Essa combinação de ingredientes, que é praticamente a base de todas junk food, é capaz de causar essa liberação de dopamina no sistema de recompensa e trazer toda a sensação de prazer e satisfação.

E essas comidas incluem batata frita do fast food, bolacha recheada, certos doces, salgadinhos tipo Doritos, Cheetos, batata chips, como Pringles, entre outras guloseimas.

O sabor desses alimentos, a sensação de prazer que eles trazem é tão grande e acentuada que é praticamente impossível comer um só.

Você é capaz de comer uma batatinha frita só ou uma bolacha recheada?

Às vezes, começa com algum gatilho sensorial, você viu na TV aquela pizza maravilhosa, sentiu o cheiro ou viu e ouviu alguém comendo aquela batatinha frita bem crocante.

A partir daí vem um desejo incontrolável de comer aquela comida e esse desejo não tem nada a ver com fome.

É um tipo de desejo incontrolável, que independe da sensação de fome. Inclusive pode acontecer mesmo após você ter feito uma refeição.

Ou esse gatilho pode ser um sentimento, ao se sentir sozinho ou triste surge um desejo incontrolável por um doce, por exemplo, esse comportamento também é conhecido como comer emocional.

A questão aqui é alimentar o cérebro com a sensação de prazer, não se você está com fome ou que seu corpo precisa de energia.

Esse desejo tem um impacto significante na vida da pessoa ao ponto de tirar toda a atenção dela para satisfazer esse desejo. 

E a pessoa ao conseguir aquela junk food que tanto queria vai comer até alimentar o cérebro com toda aquela sensação de prazer, independe se essa pessoa está com fome ou não.

Muitas vezes após o episódio a pessoa pode se sentir culpada, envergonhada, arrependida e com uma sensação de falta de controle.

É praticamente impossível comer com moderação para satisfazer o vício em comida. E a partir disso pode surgir um outro problema associado que é a compulsão alimentar.

Para superar o vício em comida muitas vezes é necessário ajuda profissional, uma equipe multiprofissional com psicólogo, psiquiatra entre outros profissionais serão de grande importância no tratamento.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui