Por que é tão difícil emagrecer? O lado da história que ninguém te conta.

por que é tão difícil emagrecer

Se você tenta emagrecer e não consegue. Ou até conseguiu e ganhou peso novamente. Você já deve ter feito a pergunta clássica: “por que é tão difícil emagrecer?”

Em teoria, emagrecer com saúde e qualidade é relativamente fácil. 

Você precisa ficar em déficit calórico, ou seja, ingerir uma quantidade de calorias menor do que você gasta. Consumir boas fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, além de vitaminas e minerais.

O cenário

Mas, a realidade na prática não é tão fácil assim, afinal, mais da metade da população brasileira está com excesso de peso (55,7%). E 19,8% da população brasileira está com obesidade (1).

No Brasil, a obesidade aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Saiu de 11,8% para 19,8%.

A obesidade se tornou um problema de saúde pública no mundo inteiro. Além de ser um fator de risco para outras doenças, como as cardiovasculares, diabetes e câncer (2).

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016 mais de 1,9 bilhão de adultos acima de 18 anos estavam com excesso de peso, destes, 650 milhões eram obesos (3). 

Isso representa 39% da população mundial adulta com excesso de peso e 13% com obesidade.

E existe toda uma discussão mais profunda sobre esse assunto. Que envolve fatores genéticos, socioculturais, econômicos, ambientais e psicológicos.

As mudanças no padrão alimentar, maior disponibilidade de alimentos industrializados, fast food, mudança no estilo de vida das pessoas, aumento da população urbana, vida mais corrida, sem muito tempo para focar na saúde alimentar e física.

Não é esse tipo de discussão que vamos ter aqui. 

O que vou falar aqui é uma impressão mais pessoal. Situações que vi acontecer na prática, comigo ou com pessoas próximas.

Por que é tão difícil emagrecer?

A verdade é que emagrecer, ganhar massa muscular, remodelar o corpo e ter um estilo de vida mais saudável no qual você se importa com sua alimentação, com atividade física, nem sempre é bem visto. 

Como assim?

Hoje esse estilo de vida está mais popular, principalmente com  grande uso das redes sociais, o que ampliou a visualização desse estilo. E nos últimos tempos, se tornou mais “normal”.

De toda forma, a questão é que se você decide seguir esse estilo de vida mais saudável, mais fitness, você será o “diferentão”. 

Às vezes você será até motivo de piada. Principalmente se você estiver começando. 

Vão rir de você, vão fazer piada de você. Vão dizer que o que você está fazendo não funciona. Ou que você não vai conseguir, que é muito sofrido, que é difícil e muito mais.

Até que você começa a ter resultados. As mesmas pessoas que riram de você, vão te aplaudir, dizer que sempre te apoiaram e vai te perguntar o que você fez, qual a dica, qual a “fórmula mágica”.

Ironicamente, as pessoas que dão risada do seu processo, são aquelas que estão acima do peso e que só comem porcaria.

Pergunte a qualquer pessoa que teve mudanças. Que emagreceram, que remodelaram o corpo, se no início já foram motivo de piada, entre desconhecidos, amigos e família. Garanto que a grande maioria vai dizer sim.

O motivo disso é que isso vai contra o senso comum. Tudo aquilo que vai contra o que é comum é visto com estranheza.

E existe muita desistência do processo. Principalmente para quem está começando. E às vezes é pela falta de apoio, dos amigos ou da família.

E essa é a parte difícil de emagrecer e ser saudável.

Você não terá apoio. Não espere apoio e motivação externa. Você não vai encontrar. 

A motivação tem que vir de você. E se você já tentou emagrecer em algum momento. Você sabe que nem sempre estamos motivados.

Nem sempre a gente quer fazer nossa rotina de exercícios.

Nem sempre a gente quer cozinhar algo saudável.

Veja bem, você sai de casa cedo, vai para o seu trabalho ou faculdade, passa o dia inteiro lá. As vezes fica até mais tarde. Sai de lá a noite, cansado de um dia desgastante.

Aí você pega sua bolsa, vai para academia, faz sua rotina de treino, de lá vai para casa preparar aquela janta saudável, com proteínas magras, bons carboidratos, salada, boas gorduras.

Você acha que isso é o normal que a maioria faz? 

Não mesmo, na verdade isso é contraintuitivo. 

O que a grande maioria faz é ir para casa, relaxar e pedir aquela pizza maravilhosa ou aquele sanduíche divino.

Foco, disciplina e motivação

Essa é a parte difícil de emagrecer. Você tem que estar muito ciente do seu objetivo e do seu processo de emagrecimento. Pois, ao seu redor muita coisa vai girar contra isso.

E principalmente quando você está no início do processo as dificuldades são ainda maiores. Pois você precisa ter muito foco e disciplina para mudar seus hábitos alimentares. 

E a mudança de hábito e comportamento é um tanto quanto lenta.

Não estou dizendo que você deve abolir para sempre doces, salgadinhos ou outro alimento que você gosta.

Na verdade, faz parte do processo ter aquela refeição livre que você adora, isso vai fazer bem para sua mente e te manter focado no seu processo.

Mas, escolher o momento que você fará isso é crucial. Pois, assim você não fica refém de seus desejos, quando aparece uma comida em sua frente e você não consegue resistir.

Muitas vezes, as comidas maravilhosas e irresistíveis estão dentro da sua casa. Você está focado e disciplinado para comer uma comida diferente da sua família?

Se tem uma coisa que eu adorava era fritura. O que mais tinha em minha casa quando morava com minha família era fritura. Carne frita, frango frito e afins.

Quando eu decidi mudar meus hábitos alimentares (conheça mais sobre minha história), começar a fazer exercícios e ser mais saudável, você acha que do nada a fritura foi abolida da minha casa?

Não mesmo, eu tive que ter foco e disciplina para fazer a minha comida separado. E não estou aqui julgando minha família, eles não tem nada a ver com isso.

Quem decidiu mudar fui eu, não eles. Quem tinha que manter o foco e a disciplina era eu. Quem tinha que encontrar motivação para seguir no processo era eu. A responsabilidade era inteiramente minha.

Passei anos fazendo meu frango grelhado, carne grelhada, separado do restante da casa, que iam comer algo frito.

Não espere motivação externa dos seus familiares, dos seus amigos ou de estranhos. Tem que vir de você, seu foco, disciplina e motivação é de responsabilidade inteiramente sua. 

E essa é talvez uma das partes mais difíceis de emagrecer, de mudar, de ser saudável.

Tem dias que você tem que tirar motivação de onde não existe. Não espere ficar motivado para mudar. Mude e se motive depois.

Hoje em dia existem muitos grupos em redes sociais, programas de exercícios e emagrecimento no qual existe um grupo de pessoas, muitas vezes com o mesmo objetivo que você.

E isso é bem legal, acaba que existe uma conexão e um motiva o outro. Vibra com as conquistas do outro e acaba gerando uma rede de contatos bem interessante.

Eu adoro me exercitar, treinar e comer bem. Porém, tem dias que não tô a fim, tem dias que tô mega cansado, só quero chegar em casa, pedir uma comida e dormir.

E nesses dias eu me vejo em uma briga interna entre treinar ou não. E vira de fato uma discussão interna. Até eu parar com a briga e ir treinar. Cansado, sem motivação nenhuma.

Pois eu sei que se eu for, aquilo vai me dar um bem estar mental, que vai me manter ainda mais focado e disciplinado.

Por isso que sempre digo, escolha uma atividade, um esporte, um exercício que você goste. O melhor exercício é aquele que você consegue se manter constante.

Se possível, teste várias coisas até achar o que gosta. Pois, nos dias difíceis e sem  motivação, você verá a diferença que isso faz.

Eu sei que isso não é um processo fácil, principalmente no início. Mas, uma coisa com certeza eu posso te garantir. A dor da disciplina é menor que a dor do arrependimento de não começar.

A decisão que você tomar agora, será agradecida pelo seu “eu” do futuro.

Comenta aqui como anda sua disciplina e foco no seu processo?

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui