Ambiente obesogênico: como ele dificulta seu emagrecimento.

ambiente obesogênico

O ambiente obesogênico é uma realidade no qual estamos inseridos. Mas o que é esse ambiente obesogênico?

Hoje vivemos uma pandemia. Não, não a do vírus, a da obesidade. A prevalência da obesidade vem aumentando nas últimas décadas, e há muita influência do ambiente obesogênico (1).

O ambiente obesogênico envolve questões tanto tecnológicas quanto sociais, que facilitam uma vida mais sedentária e o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e altamente calóricos, tanto por disponibilidade quanto por baixo custo (1, 2).

Como o ambiente obesogênico dificulta seu emagrecimento?

O processo de mudança de rotina e hábitos no emagrecimento não é fácil.

Tudo no início é mais difícil. Começar uma nova rotina de treinos, uma nova rotina alimentar, higiene do sono e por aí vai. 

Isso por si só já pode ser bem difícil inicialmente.

Agora imagine que está em processo de emagrecimento onde por todo lado tem elementos que vão contra esse processo e aumenta a chance de você sair da dieta?

Esse ambiente obesogênico é nossa realidade. Em praticamente toda esquina tem um fast food. 

Nosso estilo de vida mais sedentário, rotina de trabalho mais sedentária, algumas pessoas inclusive passaram a trabalhar em home office devido à pandemia (a do vírus).

Passamos mais tempo sentados, com mais tempo de tela (TV e celular), fora os aplicativos de comida que facilitam ainda mais o estilo de vida sedentário e propício para o consumo de fast food.

Não precisa andar para ir ao “Mac”. Basta pedir.

Os supermercados estão cheios de alimentos ultraprocessados – hiperpalatáveis (ricos em açúcar, gordura e sódio) – densos em calorias, espalhados por todo canto.

Então veja só. Você está em um ambiente e em uma era que as tecnologias e avanços permitem uma vida mais sedentária.

Por todo lado há alimentos ultraprocessados, ricos em calorias e baixa carga de nutrientes, com hiper sabor e com preço baixo.

Inclusive, determinadas promoções fazem parte desse pacote. 

Afinal, vale mais a pena adicionar R$ 1,00 e levar o dobro de batata junto com o hambúrguer e o refrigerante.

Estar no sofá vendo séries enquanto come uma pizza ou batata chips, se tornou mais do que comum, se tornou rotina.

Ou seja, o problema não é a pizza no sofá de vez em quando. O problema é que esse se tornou o padrão diário de muitas pessoas.

E é nesse ambiente que muitos estão lutando contra a obesidade e sobrepeso. Um ambiente obesogênico extremamente desfavorável ao processo de emagrecimento.

Se você sai para resolver compromissos na rua e acaba atrasando, demora a chegar em casa e precisa comer algo na rua.

Qual a probabilidade de você achar um local que vende uma porção de frutas com iogurte natural, um shake proteico com frutas ou um pão integral com queijo magro e frango, por exemplo?

A probabilidade é pequena.

Agora, nesse mesmo trajeto, quantos locais você acha que vende salgados fritos, cachorro-quente, pizza, hamburger, pudim, refrigerante e afins e com um preço extremamente acessível?

Praticamente em cada esquina você vai achar algo do tipo.

E se você entra no mercado é praticamente a mesma coisa. A chance de encontrar bolachas, salgadinhos e batatas chips é maior do que encontrar uma barra de proteínas, para um lanche rápido.

O ambiente está completamente favorável para o alto consumo energético por meio de alimentos ultraprocessados.

E não é só pela rua ou shopping. Na sua casa também.

Como anda a sua despensa? Está colocando quais tipos de alimentos?

Ter um ambiente obesogênico em casa é algo que vai dificultar bastante seu emagrecimento ou até travá-lo por completo.

Pois, naqueles dias difíceis ou mais corridos, você abre seu armário/ geladeira e tem chocolate, bolachas, salgadinhos, embutidos e tudo mais. 

Você vai parar para fazer arroz, frango, vegetais e comer uma fruta?

O ambiente obesogênico propicia um estilo de vida mais sedentário, um maior consumo de alimentos ultraprocessados ricos em calorias, consequentemente um maior ganho de peso ao longo do tempo.

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