Veja 2 motivos que prejudicam seu emagrecimento. Não é treino e dieta.

prejudicam seu emagrecimento

Esses dois pontos prejudicam seu emagrecimento e você nem dá tanta atenção assim, mas também são primordiais no processo de emagrecimento.

Claro, dieta e treino são um dos pilares do processo e provavelmente você já sabe disso.

Mas, vamos falar de outro assunto hoje e a grande maioria das pessoas que querem emagrecer não dão atenção.

Saiba que negligenciar esses dois pontos pode prejudicar bastante seu processo de emagrecimento.

E quais são os 2 motivos que prejudicam seu emagrecimento, caso você não dê atenção para eles?

Privação de sono e estresse crônico.

Tanto a privação de sono, como viver sob um estresse crônico são fatores de risco para ganho de peso e desenvolvimento de obesidade.

E esses dois fatores começam a formar uma espécie de ciclo vicioso. Como vamos falar posteriormente.

Primeiro vamos ver individualmente como eles prejudicam seu emagrecimento caso você não dê atenção para essas questões.

Como a privação de sono prejudica seu emagrecimento?

Quando você passa tempos prolongados em privação de sono, ocorre uma alteração no seu apetite. 

E aqui ocorre a influência de dois hormônios importantes, a grelina (conhecido como hormônio da fome) e a leptina (conhecido como hormônio da saciedade).

Quando você dorme pouco, ocorre um desbalanço na liberação desses hormônios. Há um aumento na liberação de grelina e uma diminuição na liberação de leptina (1).

Ou seja, você ficará em um estado de fome. Pois, o hormônio que sinaliza fome (grelina) estará aumentado e o hormônio que sinaliza saciedade (leptina) estará diminuído. 

Um estudo mostrou uma queda de 18% na leptina e um aumento da grelina em 28%, após privação de sono em humanos saudáveis (1).

Com isso, você terá um maior nível de fome e apetite, assim será muito provável que você coma mais e ingira mais calorias, o que pode prejudicar seu emagrecimento.

O aumento na fome e consequentemente na ingestão de alimentos, pode levar a um consumo de 350 – 500 kcal a mais por dia, o que eleva o risco de ganho de peso (2).

Uma análise mostrou que além do aumento da fome, há uma preferência por alimentos ricos em carboidratos e gordura, como doces, bolo, bolachas, sorvete, batata frita, entre outros (1, 3).

Além disso, quanto menos você dorme, mais cansado você irá se sentir, o que pode reduzir seu nível de atividade (3, 5). 

Aumenta a chance de faltar aos treinos, ficar menos ativo e ainda com o apetite alterado, combinações perfeitas para prejudicar seu emagrecimento.

Como o estresse crônico interfere em seu emagrecimento?

Os estresses que passamos com situações comuns do nosso dia são normais e sempre vão acontecer. Mas o estresse crônico é bem diferente.

Existem algumas vias e mecanismos pelo qual o estresse pode levar ao aumento de peso e obesidade.

Nosso corpo libera algumas substâncias como hormônios e neurotransmissores quando estamos sob uma situação estressante.

Quando estamos sob estresse constante ou crônico, nosso corpo vai liberar mais cortisol, um hormônio corticosteróide liberado pela glândula suprarrenal.

O cortisol em níveis muito elevados, em situações não convencionais como essa, vai desencadear alguns processos que estão conectados com o ganho de peso e obesidade.

O cortisol elevado aumenta o apetite e a preferência por alimentos altamente calóricos, ricos em açúcar e gordura (6, 7).

E o aumento do consumo desses alimentos altamente calóricos funciona como uma resposta mal-adaptada ao estresse. 

Pois, o consumo desses alimentos acabam aliviando o estresse de certa forma, já que eles podem ativar a via de recompensa do nosso cérebro. O que promove diminuição da sensação de estresse (7).

E o consumo excessivo desses alimentos vai prejudicar seu emagrecimento.

Um outro ponto é que a liberação excessiva de cortisol é associada com aumento do acúmulo de gordura na região abdominal (8).

Além disso, o cortisol, por ser um corticóide, tem efeitos catabólicos sob o músculo (9).

Então, com o cortisol elevado você fica com maior propensão para perder músculos, o que já faz seu metabolismo cair e aumenta a facilidade de acúmulo de gordura.

E o próprio cortisol já facilita o acúmulo de gordura na região abdominal. Ou seja, você fica com uma combinação altamente favorável para engordar.

E o estresse também interfere em seu nível de atividade. 

Pessoas em situação de estresse crônico são menos propensas à prática de atividade física. Possuem maior tendência ao sedentarismo e ao consumo mais frequente de fast food (10).

Ciclo vicioso

E o ciclo vicioso é que o estresse prejudica o sono. Além de todo prejuízo do estresse para seu emagrecimento, ele ainda prejudica o sono, e com a privação de sono vem mais prejuízos.

E os dois juntos prejudicam seu emagrecimento ainda mais.

Então, além do treino e da dieta, para você ter o melhor resultado em um processo de emagrecimento saudável é necessário cuidar da higiene do sono e fazer um manejo adequado do estresse.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui