Os benefícios do peito de frango no emagrecimento.

benefícios do peito de frango

O peito de frango vai além de quem quer ganhar massa muscular, os benefícios do peito de frango se estendem também para aqueles que estão com foco no emagrecimento.

Além disso, o peito de frango é um corte super fácil de encontrar em qualquer mercado, rápido e fácil de preparar, além do baixo preço, levando em consideração um corte rico em proteínas e pouca gordura. 

Informação nutricional

O peito de frango é um poderoso alimento, rico em proteínas e tem pouca gordura.

Para se ter uma ideia, 100g de peito de frango possui cerca de 100 calorias, 0g de carboidratos, 1g de gordura e 23g de proteína.

Além disso, contém uma boa quantidade de vitaminas como vitamina B6, B12 e B3 (niacina). E minerais como selênio e fósforo.

As proteínas são muito importantes para a saúde, pois estão envolvidas no reparo e construção de tecidos e manutenção de massa muscular.

Se você procura emagrecer com qualidade, é interessante manter o máximo de massa muscular possível. E isso depende do treino e da ingestão proteica.

O selênio é um mineral envolvido na função tireoidiana, sistema imune e fertilidade.

Já as vitaminas B6, B12 e a niacina desempenham função na saúde cerebral, na produção de energia e síntese de DNA. 

Benefícios do peito de frango no emagrecimento

O peito de frango possui uma baixa quantidade calórica, quantidade irrelevante de gordura e uma boa quantidade de proteínas.

Alimentos ricos em proteínas trazem uma grande sensação de saciedade, o que vai te ajudar a comer menos calorias durante as refeições.

Com uma dieta alta em proteínas, ocorre um aumento de hormônios relacionados à saciedade (GLP-1, CCK e peptídeo YY), além de reduzir os níveis do hormônio da fome, a grelina (1, 2, 3).

Com essa resposta hormonal, sua fome reduz, a saciedade aumenta e automaticamente você ingere menos calorias, o que pode te ajudar muito em seu processo de emagrecimento (4).

Além disso, existe o efeito térmico na digestão das proteínas. 

Para o corpo é trabalhoso digerir proteínas, então ele acaba gastando energia para isso. 

Cerca de 20% a 30% das calorias da proteína são usadas para sua digestão, comparada a 5%-10% dos carboidratos e 0%-3% das gorduras (1).

Para digerir 100 calorias de proteínas, o corpo gasta cerca de 30 calorias. Ou seja, ao ingerir 100 calorias de proteína, você absorve cerca de 70 calorias.

Devido ao seu processo térmico na digestão além de outros fatores, como a preservação e ganho de massa muscular.

A alta ingestão de proteínas pode acelerar o metabolismo. Assim, você queima mais calorias ao longo do dia, inclusive dormindo (1).

Quanto mais acelerado fica seu metabolismo, mais fácil de queimar gordura, o que otimiza o seu processo de emagrecimento.

Dietas com alta concentração proteica acaba sendo metabolicamente vantajosa, comparada àquelas que têm baixo nível de proteínas.

E um dos benefícios do peito de frango é ter uma boa concentração proteica com pouca gordura e inseridas na dieta, podem te trazer uma boa vantagem metabólica.

Se atente ao modo de preparo, opções fritas ou empanadas acrescentam bastante gordura e calorias.

Prefira opções mais saudáveis, como o peito de frango grelhado.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui