O termogênico ajuda a emagrecer. Mas…

termogênico

O suplemento termogênico é conhecido por ser um queimador de gordura. A promessa desses suplementos é fazer o corpo produzir mais calor que o normal, daí o nome termogênico. E sua função é fazer você queimar gordura.

No geral os termogênicos podem fazer uma combinação de ingredientes que vão permitir o aumento do metabolismo, oxidação de gordura das reservas para uso como energia e/ou suprimir o apetite.

O nosso corpo gasta uma quantidade de calorias diárias somente para nos manter vivos, para que todas as nossas funções estejam funcionando.

A isso damos o nome de taxa metabólica basal ou metabolismo basal. É a quantidade de calorias que o seu corpo gasta por dia com você parado.

Para emagrecer é necessário que você esteja em déficit calórico, ou seja, você precisa gastar mais calorias do que ingere.

E a promessa dos suplementos termogênicos é aumentar esse metabolismo e te ajudar a ficar em déficit calórico, para que você consiga queimar mais gordura.

O que são termogênicos?

Os termogênicos possuem em sua composição substâncias capazes de acelerar o metabolismo basal. Assim, você aumenta o gasto calórico e consegue queimar mais gordura.

Geralmente, os ingredientes utilizados nesse tipo de suplemento são substâncias naturais que possuem essa capacidade termogênica.

Substâncias como chá verde, cafeína, canela, guaraná em pó, pimenta, e gengibre possuem propriedades termogênicas. 

E a maioria dos suplementos dessa categoria vai usar a forma isolada de um desses ingredientes, como a cafeína, por exemplo, ou um mix deles.

Como os termogênicos funcionam?

Os componentes presentes na maioria dos suplementos termogênicos são substâncias que em sua forma natural podem acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura.

Vamos ver essas substâncias separadamente como funcionam.

Cafeína

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso simpático e inibe a ação da adenosina, o que causa um aumento dos níveis de epinefrina (adrenalina).

Assim, ocorre um aumento do metabolismo e da oxidação de gordura das reservas, deixando-as mais disponíveis para uso como fonte energética, além de poder diminuir o apetite.

Estudos utilizando 3 a 6mg/kg de cafeína mostrou ser capaz de aumentar o metabolismo, diminuir apetite, além de aumentar a oxidação de gorduras (1, 2). 

Alguns estudos mostram que a cafeína pode acelerar o metabolismo nas próximas 24h entre 4,8% e 7,6% dependendo da dose em que é utilizado (3, 4, 5)

Além disso, a cafeína pode aumentar o foco e a concentração no exercício, além de aumentar a performance.

Chá verde

O chá verde possui dois compostos termogênicos, a cafeína e a epigalatocatequina galato (EGCG) e elas atuam de forma conjunta.

A cafeína, como já falamos, vai aumentar os níveis de adrenalina, o que aumenta o metabolismo e a queima de gordura das reservas.

O EGCG é um flavonóide antioxidante, que vai diminuir a velocidade no qual a adrenalina é degradada, assim amplifica o efeito de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

O chá verde mostrou um potencial de aumentar a queima de gordura tanto em repouso, quanto durante o exercício físico (6).

Uma revisão mostrou que o chá verde, no qual possui catequina e cafeína, pode acelerar o metabolismo em 4,7% e aumentar a queima de gordura em 16% nas próximas 24h após ingestão (7).

Estudos com chá verde mostraram significante redução do peso corporal, índice de massa corporal e circunferência de cintura, além de conseguir manter o peso perdido (8, 9).

Capsaicina

Esse composto está presente na pimenta e é responsável pelo ardor dela. Quanto mais a pimenta arde, maior sua concentração de capsaicina. O gengibre também possui capsaicina.

A capsaicina atua na liberação de adrenalina, o que vai aumentar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, além da redução do apetite (10, 11).

O uso de 2,56 mg de capsaicina por refeição mostrou aumentar a queima de gordura nas 24h seguintes (12).

Além disso, o consumo de capsaicina antes da refeição mostrou reduzir o consumo de calorias posteriormente, isso aplicado a três refeições principais se mostrou promissor no emagrecimento (13).

Possíveis efeitos adversos

No geral, os termogênicos são seguros (14).

No entanto, pessoas muito sensíveis à cafeína ou que exageram na dose podem ter alguns efeitos indesejáveis.

Nesses casos, a cafeína pode causar palpitações cardíacas, ansiedade e dores de cabeça, além da possibilidade de precipitar ataques de pânico (15).

Outros efeitos que podem acontecer são dores de cabeça, náusea e vômito, dores abdominais e aumento da pressão arterial.

Alguns relatos demonstraram implicações sérias no fígado de pessoas que utilizaram extrato concentrado de chá verde (16, 17, 18)

Será que o termogênico emagrece mesmo?

Um estudo em mulheres com sobrepeso que utilizaram suplemento termogênico, composto por chá verde, capsaicina e gengibre durante 8 semanas, mostrou uma redução significativa no peso e no índice de massa corporal comparado com as que não utilizaram o termogênico (19).

Os termogênicos são vendidos muitas vezes como milagrosos, que vão queimar sua gordura, aquela mais teimosa que não vai embora por nada.

E sim, evidências mostram realmente que esses suplementos funcionam.

MAS, se você não fizer sua parte e achar que pode comer o que bem entende e ficar deitado sem se exercitar, eles não irão fazer milagre.

Para colher os benefícios desses suplementos é necessário que você tenha um estilo de vida adequado para a perda de gordura.

Tanto a dieta, com déficit calórico adequado para você, além da qualidade nutricional dessa dieta e a realização de atividade física.

Caso contrário, você pode até usar o termogênico para emagrecer, mas é provável que ele não funcione.

Eles não são a pílula mágica do emagrecimento que vai te permitir comer o que quiser na quantidade que quiser enquanto você emagrece.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui