Vício em comida: como tratar?

vicio em comida como tratar

Vício em comida: como tratar? Pergunta não tão simples, pois o vício em comida ainda é relativamente novo, tem algumas controvérsias e necessita de maiores estudos a respeito (1, 2).

No entanto, é um problema real e pode trazer uma série de prejuízos, como uma associação com compulsão alimentar, ganho de peso e obesidade.

E como tratar o vício em comida que é relativamente novo e ainda com controvérsias? Existem algumas estratégias que podem ajudar.

Vício em comida: como funciona?

Certos alimentos, principalmente os altamente processados e hiperpalatáveis, cheios de sal, açúcar e gordura desempenham um papel importante no nosso sistema de recompensa.

Esses alimentos trazem uma grande sensação de prazer e bem-estar devido a liberação de dopamina que eles podem causar.

E o vício em comida se comporta como outros vícios. A pessoa passa a perder o controle da situação para satisfazer tal desejo.

E esse desejo é por alimentos nada saudáveis, altamente processados e que no longo prazo podem trazer prejuízos à saúde.

Seja pela compulsão alimentar associada, seja pelo ganho de peso e obesidade que pode acontecer caso esse vício perdure.

Sintomas

Alguns sintomas podem ser bem comuns como:

  • Desejo incontrolável por certos alimentos, mesmo sem fome. Pode acontecer mesmo após uma refeição completa.

  • Maior frequência no desejo de comer esses alimentos, além da perda de controle sobre a situação.

  • Comer o alimento desejado em uma quantidade excessiva ao ponto de ficar com a sensação de empachamento ou passando mal.

  • Sentir vergonha, culpa ou arrependimento após ter comido certos alimentos, porém repetir isso de novo e de novo.

  • Inabilidade de controlar o consumo de alimentos tipo junk food, mesmo sabendo que esses alimentos em grande quantidade e frequência de consumo podem ser prejudiciais à saúde.

Vício em comida: como tratar?

Infelizmente não tem uma pílula, remédio ou algo do tipo que simplesmente acabe com isso. É um processo que requer um certo tempo.

Mas, existem algumas medidas que podem te ajudar a superar o vício em comida:

Reconhecer o problema

Reconhecer alguns dos sintomas já traz um sinal de alerta. Observar a frequência e quantidade de fast food, doces e comidas ultraprocessadas que anda comendo é um primeiro passo.

Se você come fast food todos os dias, não tem controle sobre a quantidade, dia e hora de comer esse tipo de alimento, muitas vezes para absolutamente tudo que está fazendo para satisfazer tal desejo, pode ter um sinal de alerta aí.

Identificar os gatilhos

Saber os gatilhos no qual te faz comer esses alimentos pode ser uma boa estratégia para começar.

Se você não resiste ao olhar batatas chips, então não é uma boa estratégia ter esse alimento em sua dispensa.

Listar todos os alimentos que você tem desejo incontrolável e evitar o fácil acesso a esses alimentos pode te ajudar.

Muitas vezes, o gatilho são emoções. O que envolve o comer emocional.

Determinados sentimentos, seja frustração, raiva, entre outros sentimentos negativos, podem despertar o desejo de comer esses alimentos na busca de um conforto.

Identificar esses gatilhos emocionais também te dará mais consciência a respeito do problema.

O mindful eating (comer com atenção plena) pode ser uma alternativa para te ajudar com esse ponto.

Desenvolver uma relação mais saudável com os alimentos

Sentir culpa após comer determinado alimento não é saudável.

Alimentos são fonte de energia, nutrem nosso corpo e nos trazem disposição.

Sentir-se culpado após comer determinados alimentos. Buscar satisfação, prazer ou conforto na comida não é algo saudável.

É necessário construir uma relação saudável com os alimentos, sem culpa, sem arrependimento e principalmente introduzir alimentos que sejam saudáveis na sua rotina alimentar.

E essa relação pode ser construída pouco a pouco. 

Começar a fazer escolhas mais saudáveis, substituir determinados alimentos mais processados por alimentos menos processados já é um começo.

Planejar suas refeições

Planejar o que você irá comer no dia pode te deixar menos propenso a comer o que der na telha, ou simplesmente comer aquilo que aparece em sua frente.

Saber tudo que vai comer no café, almoço, jantar e lanche pode te ajudar a resistir a determinados desejos que podem surgir.

Quando os desejos aparecerem, você pode dizer para si mesmo: “hoje não estava no meu planejamento comer isso, vou deixar para amanhã.”

Amanhã, se vier o mesmo desejo, você repete a mesma frase.

Procure ajuda profissional

Você não precisa encarar isso sozinho. Não tem nada de errado procurar ajuda. Principalmente quando sua saúde está em jogo.

Seja com o ganho de peso, seja com a compulsão alimentar associada. Seja pelo sofrimento psicológico que isso traz. 

Procurar um médico, psicólogo, nutricionista que lidam com questões alimentares, entre outros profissionais de saúde é essencial para sua saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui